Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos: como garantir a qualidade?

Além de cumprir com as normas, garantir a qualidade e a segurança na fabricação de alimentos é um diferencial competitivo para qualquer marca. Isso pode ser alcançado por meio das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, exigências regulatórias que ajudam as empresas a evitarem desperdícios, otimizar processos e oferecer produtos confiáveis ao mercado. 

Mas afinal, como as BPF de alimentos impactam o desempenho da sua linha de produção? Quais são os principais pontos de atenção? Quais as melhores estratégias para garantir a conformidade sem comprometer a eficiência operacional? Continue a leitura deste artigo para conferir todas as respostas. 

Por que adotar as Boas Práticas de Fabricação de alimentos (BPF)?

Para além da questão de atender às normas de BPF, adotar essas ações também fortalece a confiança da marca perante o mercado e torna os processos internos mais fáceis, uma vez que os alimentos produzidos vão atender aos mais altos padrões de segurança e qualidade.  

As boas práticas incluem: 

  • Estabelecer procedimentos escritos, para garantir eficiência e conformidade com as BPF; 
  • Qualificar e validar processos, realizando testes de qualidade; 
  • Receber e armazenar matérias-primas com precisão; 
  • Preparar, processar e embalar os alimentos com cuidado e atenção; 
  • Manter registros para rastrear problemas, não conformidades e melhoria; 
  • Usar instalações e equipamentos adequados; 
  • Oferecer treinamento de Boas Práticas de Fabricação de alimento adequadamente aos funcionários e avaliar as suas competências para garantir um bom desempenho; 
  • Deixar o local de trabalho limpo e organizado para evitar contaminação; 
  • Realizar inspeções regulares para que estejam em boas condições e sem riscos de segurança; 
  • Garantir qualidade dos materiais antes de usá-los na produção e armazenar itens rejeitados de forma segura; 
  • Usar listas de verificação, assegurando que estejam em conformidade com as diretrizes da BPF, e corrigir processos não conformes. 

Vale lembrar que as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são regidas, no Brasil, pelas leis: 

  • Resolução RDC nº 275/2002: define os requisitos de BPF para a produção de alimentos, abordando aspectos como higiene, armazenamento e manipulação. 
  • Portaria SVS/MS nº 326/1997: estabelece as diretrizes gerais de higiene para alimentos, em conformidade com as regulamentações da ANVISA. 

Como estruturar e aplicar Boas Práticas de Fabricação (BPF) na indústria de alimentos?

Garantir a segurança e a qualidade dos alimentos começa com a implementação rigorosa das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essas ações abrangem aspectos como higiene, estrutura, controle de processos e o uso correto de ingredientes e aditivos.  

Sua aplicação vai além do cumprimento de normas, sendo importante para conquistar a confiança do consumidor e assegurar a rentabilidade do negócio. 

Principais pilares das BPF e como superar os desafios do setor da indústria alimentícia 

  • ​​​Estrutura e higiene da fábrica 
    Manter as instalações organizadas e limpas é essencial para evitar contaminações e garantir a segurança dos alimentos .Isso significa ter um layout bem planejado, com fluxos separados para evitar o contato entre matérias-primas e produtos prontos, e garantir que os equipamentos sejam fáceis de limpar. 
    Como resolver? Invista em rotinas de higienização, infraestrutura que atenda às normas de segurança e monitoramento das condições do ambiente. 
  • ​​​Processos e capacitação da equipe 
    Uma equipe bem treinada vai garantir que as BPF sejam bem aplicadas. Afinal,, em algumas vezes, erros podem comprometer a segurança e a qualidade dos alimentos. 
    Como resolver? Promova treinamentos regulares sobre manuseio, higiene pessoal e processos internos. Além disso, aposte em checklists e auditorias internas para monitorar o cumprimento das regras e ações. 
  • ​​​Uso correto de aditivos 
    Embora os aditivos não sejam o principal foco das BPF, seu uso está diretamente ligado à conformidade regulatória. É muito importante utilizar aditivos permitidos e na dosagem correta para atender às normas legais e manter a qualidade do produto. 
    Como resolver? Trabalhe com fornecedores confiáveis e realize análises regulares do uso dos aditivos.  
  • ​​​Adaptação às mudanças regulatórias 
    As normas do setor alimentício estão em constante evolução, exigindo que as indústrias se adaptem rapidamente para evitar penalidades e garantir a segurança dos consumidores. 
    Como resolver? Monitore as atualizações regulatórias e implemente práticas flexíveis que permitam ajustes rápidos sem comprometer a rotina do negócio. 

Como a Solutech pode ajudar com as Boas Práticas de Fabricação na indústria de alimentos? 

Por meio do desenvolvimento de uma linha completa de ingredientes eficazes para a indústria alimentícia, trabalhamos lado a lado com o seu negócio para: 

  1. Prolongar o Shelf Life dos produtos, sem comprometer sabor, textura ou valor nutricional com o atendimento adequado dos requisitos regulatórios. Atender às exigências regulatórias, com ingredientes que fazem a diferença na formulação. 
  1. Melhorar a estabilidade durante o transporte e armazenamento, reduzindo perdas. 
  1. ​​​Segurança do Alimento, com fluxos mapeados e qualidade na matéria prima garantido a excelência na entrega. 

Dê o primeiro passo para a excelência com a Solutech 

Com os insumos de qualidade e as soluções técnicas para a indústria de alimentos da Solutech, os seus produtos podem se tornar destaque no mercado.  

Confira tudo sobre nossos aditivos e veja a diferença na prática! Acesse o nosso site para saber mais. 

Solutech
Solutech
Artigos: 7