Quando se fala de produtos da indústria alimentícia, as primeiras palavras que vêm à mente são qualidade e durabilidade. Mas para que ambas se concretizem, os produtos recebem a aplicação de diversos aditivos, como os antiumectantes.
Esses ingredientes ajudam a controlar a absorção de umidade, mantendo os alimentos secos e crocantes por mais tempo.
Mas afinal, o antiumectante faz mal? E quais os tipos existentes no mercados? Continue a leitura para ter as respostas e usá-lo de forma segura para garantir a qualidade dos itens produzidos na indústria alimentícia.
O que é antiumectante?
sados para evitar que os alimentos absorvam umidade, os antiumectantes possuem grande afinidade pela água, ajudando a manter a textura ideal em produtos como refrescos em pós, preparados para bebidas instantâneas, farinhas e condimentos.
Considerados aditivos capazes de aumentar a durabilidade dos produtos, eles são capazes de mantê-los frescos por mais tempo nas prateleiras.
Tipos comuns de antiumectantes e suas aplicações
Existem diversos tipos de antiumectantes, com características semelhantes e diferentes aplicações na indústria alimentícia. Confira os mais utilizados:
- Antiumectante fosfato tricálcico
- Antiumectante dióxido de silício
- Antiumectante carbonato de cálcio
- Antiumectante ferrocianeto de sódio
Em geral, os antiumectantes são aplicados em alimentos que tendem a ter suas partículas aglomeradas ou até empedradas, pois absorvem a umidade do meio ou da embalagem, evitando que os produtos secos façam essa absorção e percam o aspecto de pó.
Antiumectante fosfato tricálcico faz mal?
Uma dúvida comum entre o mercado é se o antiumectante fosfato tricálcico faz mal à saúde. Segundo a ANVISA, ele é seguro quando utilizado nas quantidades recomendadas, assim como os demais tipos existentes. Afinal, assim como qualquer aditivo, é muito importante seguir as orientações de dosagem para evitar excessos.
O fosfato tricálcico, além de ser um excelente antiumectante, em dosagem adequada, pode ser utilizado também como fonte de cálcio, o que pode agregar ainda mais valor ao seu produto final.
Por lei, a recomendação da ANVISA é sempre verificar os rótulos e respeitar as dosagens para garantir a segurança do produto e das pessoas.
Faça a escolha certa do fornecedor de antiumectantes do seu estabelecimento
Com uma equipe qualificada e capacitada, nós, da Solutech, oferecemos soluções com tecnologia para atender aos exigentes padrões de qualidade na indústria alimentícia.
Há quase 20 anos no mercado, somos líderes no fornecimento de Fosfato Tricálcico e Fosfato Bicálcico Alimentício. Fale com nossos consultores e descubra como nossas soluções podem ajudar a sua empresa do setor alimentício a alcançar os melhores resultados.